O Uso de Linguagem Transglóssica entre os Estudantes do Ensino Médio Integrado do IFSP Salto: Respeito à Diversidade.
Este portfólio online se refere a um projeto de Iniciação Científica do IFSP - Campus Salto, desenvolvido pela aluna Larissa Cristine Crededio, sob a orientação da professora Joana de São Pedro. Nele, você encontrará a análise das entrevistas ocorridas durante o projeto de pesquisa.
O projeto se volta para a observação dos fenômenos transglóssicos e transculturais (ASSIS-PETERSON, 2008) que acontecem na linguagem do jovem que está em fase de ensino médio integrado ao técnico. Tais processos se manifestam no uso da língua na prática social quando há hibridação de termos de língua inglesa e língua portuguesa ou mesmo construções em português que se parecem com construções típicas de inglês. A relevância do projeto está na reflexão que pode gerar no jovem e na comunidade no que diz respeito às diferenças culturais que se manifestam por meio da língua, bem como à quebra de preconceitos e estereótipos.
Para que esse projeto começasse a ser realizado, foram lidos artigos teóricos sobre o assunto, assistidos vídeos a respeito do conceito de translinguagem e como este é utilizado no cotidiano. Posteriormente, foi realizada uma entrevista com dois alunos de cada turma dos técnicos integrados ao ensino médio (automação e informática) com perguntas que visavam descobrir quais expressões eram utilizadas e compreender seu uso.
As expressões, juntamente com seus significados e as frases de análise, aqui utilizadas, são exclusivamente retiradas das entrevistas com os alunos participantes da pesquisa, conservando a linguagem usada por eles.
Número da Autorização da Pesquisa - CAAE - Comitê de Ética - Plataforma Brasil: 85876418.6.0000.5473